Mesmo durante a crise econômica, o setor gastronômico segue crescendo e pode ser uma excelente oportunidade para quem decidiu empreender. A expectativa de faturamento para o setor neste ano é de R$215 bilhões segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Há um leque enorme de possibilidades para empreender na gastronomia, o segredo do sucesso está na qualidade do produto, higiene e, claro, crescimento ordenado da empresa. Atualmente o brasileiro gasta em média 25% do seu faturamento mensal com alimentação fora de casa, com delivery, restaurantes e bares. É ou não é uma excelente oportunidade para crescer?
É por isso que hoje nós preparamos 7 dicas que vão te ajudar a empreender no ramo da gastronomia e ficar satisfeito com o próprio negócio.
- Seu negócio deve fazer sentido ou ser inovador?
Você já teve a sensação de que já criaram todas as possibilidades de negócios de alimentação? A verdade é que apesar de haver muita variedade no mercado sempre é possível inovar. Não se preocupe em ser o primeiro a vender determinado produto, mas em proporcionar uma entrega diferente, uma experiência nova para o seu cliente e até em ser inovador no modo como chegará até ele. O mais importante neste ponto é que você escolha um negócio que faça sentido para você e que não se torne um fardo depois de algum tempo.
- Simplifique
Prepare um modelo de negócio simples e enxuto, organize o cardápio e o serviço. Pense que sua empresa deve ser franqueável e tenha tudo em mãos para iniciar o trabalho de maneira correta.
- Faça parte do seu negócio
Quando o assunto é gastronomia, você precisa estar ciente de que vai trabalhar muito durante todo o percurso. Isso porque é extremamente necessário que você esteja presente em todos os processos, garantindo a qualidade do que for para a mesa do cliente e mostrando a todos que você é a alma do negócio.
- Conheça a origem dos ingredientes
Você precisa saber de onde vem cada ingrediente que está usando, então conheça muito bem quem é o seu fornecedor, pesquise outros estabelecimentos que compram no mesmo local. Assim, você tem certeza de que está levando apenas o melhor produto para o seu cliente e não prejudicará a sua empresa.
- Se possível, faça seus ingredientes
Que tal preparar um molho único ou fazer a própria massa? Cuidar do pré-preparo dos ingredientes é importante para o seu cliente, que nota a diferença no resultado final do que está provando. Teste novas combinações e crie algo exclusivo para a sua empresa!
- Não desperdice!
Jogar comida fora quando se está no setor gastronômico é o mesmo que queimar dinheiro, sabia? Aprenda a porcionar todos os ingredientes e a servir a quantidade correta, evitando que a comida vá para o lixo depois do expediente.
- Padronização é tudo
Você já foi em algum restaurante que quando trocam o cozinheiro você percebe na hora? Não deixe isso acontecer com o seu negócio. Padronize as receitas, medidas, memorize o sabor e treine todos os funcionários para que falem a mesma língua que você. A experiência do cliente deve ser sempre superada positivamente e o sabor precisa ser inesquecível e não mudar a cada estação.
Agora que você já tem algumas dicas sobre como entrar no mercado alimentício, pode colocar suas ideias em ação e começar um novo empreendimento. Se precisar, procure a ajuda de um especialista e converse com outros empreendedores do setor para aprender com eles.
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