muito mais economia. lejon seu companheiro de todo dia.

orcamento@lejonautoservico.com.br

Você está em: Blog

7 dicas para empreender no ramo da gastronomia

Mesmo durante a crise econômica, o setor gastronômico segue crescendo e pode ser uma excelente oportunidade para quem decidiu empreender. A expectativa de faturamento para o setor neste ano é de R$215 bilhões segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Há um leque enorme de possibilidades para empreender na gastronomia, o segredo do sucesso está na qualidade do produto, higiene e, claro, crescimento ordenado da empresa. Atualmente o brasileiro gasta em média 25% do seu faturamento mensal com alimentação fora de casa, com delivery, restaurantes e bares. É ou não é uma excelente oportunidade para crescer?

É por isso que hoje nós preparamos 7 dicas que vão te ajudar a empreender no ramo da gastronomia e ficar satisfeito com o próprio negócio.

  1. Seu negócio deve fazer sentido ou ser inovador?

Você já teve a sensação de que já criaram todas as possibilidades de negócios de alimentação? A verdade é que apesar de haver muita variedade no mercado sempre é possível inovar. Não se preocupe em ser o primeiro a vender determinado produto, mas em proporcionar uma entrega diferente, uma experiência nova para o seu cliente e até em ser inovador no modo como chegará até ele. O mais importante neste ponto é que você escolha um negócio que faça sentido para você e que não se torne um fardo depois de algum tempo.

  1. Simplifique

Prepare um modelo de negócio simples e enxuto, organize o cardápio e o serviço. Pense que sua empresa deve ser franqueável e tenha tudo em mãos para iniciar o trabalho de maneira correta.

  1. Faça parte do seu negócio

Quando o assunto é gastronomia, você precisa estar ciente de que vai trabalhar muito durante todo o percurso. Isso porque é extremamente necessário que você esteja presente em todos os processos, garantindo a qualidade do que for para a mesa do cliente e mostrando a todos que você é a alma do negócio.

  1. Conheça a origem dos ingredientes

Você precisa saber de onde vem cada ingrediente que está usando, então conheça muito bem quem é o seu fornecedor, pesquise outros estabelecimentos que compram no mesmo local. Assim, você tem certeza de que está levando apenas o melhor produto para o seu cliente e não prejudicará a sua empresa.

  1. Se possível, faça seus ingredientes

Que tal preparar um molho único ou fazer a própria massa? Cuidar do pré-preparo dos ingredientes é importante para o seu cliente, que nota a diferença no resultado final do que está provando. Teste novas combinações e crie algo exclusivo para a sua empresa!

  1. Não desperdice!

Jogar comida fora quando se está no setor gastronômico é o mesmo que queimar dinheiro, sabia? Aprenda a porcionar todos os ingredientes e a servir a quantidade correta, evitando que a comida vá para o lixo depois do expediente.

  1. Padronização é tudo

Você já foi em algum restaurante que quando trocam o cozinheiro você percebe na hora? Não deixe isso acontecer com o seu negócio. Padronize as receitas, medidas, memorize o sabor e treine todos os funcionários para que falem a mesma língua que você. A experiência do cliente deve ser sempre superada positivamente e o sabor precisa ser inesquecível e não mudar a cada estação.

Agora que você já tem algumas dicas sobre como entrar no mercado alimentício, pode colocar suas ideias em ação e começar um novo empreendimento. Se precisar, procure a ajuda de um especialista e converse com outros empreendedores do setor para aprender com eles.
Quer receber mais dicas sobre o setor alimentício? Acompanhe nosso blog e também as redes sociais. Clique aqui e vá para o nosso Instagram e Facebook.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

receba nossas ofertas

PELO WHATSAPP

Mande um “oi” pelo fone

(44) 9.9906-8676

e receba nossas ofertas​

FAÇA PARTE DO

NOSSO TIME